CINE MADRID – TIJUCA,RJ

00334234

Cine Madrid

Rua Haddock Lobo, 170 Tijuca

Emp. Exib.: EMPRESA DE CINEMAS SÃO LUIZ LTDA.

Período de funcionamento : 26/04/1954 – 17/05/1970

Lotação : 1827 lugares

Fechado após um misterioso incêndio, o Madrid fechou para obras e nunca mais abriu.

Registro raro desse cinema de rua da Tijuca que ficava em frente ao cine Comodoro, hoje ocupado por uma Igreja Evangélica, e ao lado do não menos famoso “Bar do Divino” ou Divino Bar como no letreiro, ponto de encontro de diversas turmas da Tijuca e zona norte, e de onde sairiam os grandes nomes da “Jovem Guarda” e posteriormente da nossa MPB como Roberto Carlos, Tim Maia, Erasmo Carlos, Jorge Ben e outros. O cinema era equipado com três projetores americanos de 35 mm Simplex XL e sistema de som esterefônico, e juntamente com os cines Palácio e Roxy  lançadores dos filmes cinemascope da Fox Filmes aqui no Rio. Foto tirada talvez na mesma semana ou mês do fechamento, pois os cartazes ainda estavam expostos dentro e fora da sala de espera e onde se pode ver ” OS PISTOLEIROS DO POR DO SOL” spaghetti italiano de 1970 com Tony Kendall.

9 comentários sobre “CINE MADRID – TIJUCA,RJ

  1. Renato, parabéns pela foto do Madrid. Eu frequentei este cinema quase todas as semanas, e em uma das últimas eu notei que a instalação havia mudado. Na verdade, os Simplex haviam sido trocados por projetores Incol 70/35. Na época, um funcionário do cinema me afirma que “seria um Cinerama melhor do que o do Roxy”. Nas primeiras semanas com os novos projetores, o Madrid exibiu trailers com som estereofônico, e um deles foi o do filme Spartacus, dirigido por Stanley Kubrick e rodado em Super Technirama. Era para ser o primeiro filme exibido em Cinerama, mas o incêndio atrapalhou tudo. Até hoje, eu não sei a data exata do fechamento. A de 1970 está publicada no Palácio e Poeiras e pode até ser exata. O incêndio aconteceu de madrugada e segundo os jornais só teria atingido a tela e algumas fileiras da chamada “fila do gargarejo”, mais nada. Eu conheci bem o Orion, que fabricou os Incol e instalou um monte de cinemas com 70 mm, e portanto duvido muito que ele fosse displicente a ponto de deixar ocorrer um incêndio. Acho que no final foi uma desculpa para o exibidor se livrar do local, mas a verdade jamais será descoberta, imagino eu. Uma perda absurda para os moradores da Tijuca e para fãs de cinema, que viram ali um dos melhores cinemas do Rio.

    Curtir

    1. Verdade, eu me informei com Ivo e ele me falou da cabine a época da inauguração mas não conheceu com os Incol 70, que trabalhei fazendo folga em um poeirinha na baixada uns 16 anos atrás, funcionava bem mas o “frame” não tinha o recurso de virar um fotograma inteiro da projeção na hora dos desenquadros, porem um bom aparelho.

      Curtir

  2. Eu ainda era pequeno e meu avô me levou 2 ou 3 vzs no Madrid. Nessa época moravamos na Aristides Lobo. Lembro de um inesquecível pra mim: O drama do deserto (Disney). Creio q foi em 65 ou 66. Alguém lembra disso??

    Curtir

  3. Eu frenquentei muito o Cine Madrid, toda semana eu estava la naquelas poltronas confortáveis e um bom Ar Condicionado, em 1964 foi lançado o filme Lampião o Rei do Cangaço,este filme ficou uns três meses em exibição, outro grande filme Laurence da Arábia entre muitos grandes filmes,São muitas saudades desta época de ouro.

    Curtir

Deixe um comentário